Gravataí| Caps AD trabalha temas relacionados ao abuso de álcool e drogas em evento da Sipatma


Dando sequência às atividades desenvolvidas ao longo da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho e Meio Ambiente (Sipatma), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) trabalhou temas relacionados ao abuso de álcool e drogas. Desenvolvida por servidoras do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (Caps AD), a ação teve como público-alvo funcionários da empresa Prometeon.

Durante a manhã e a noite desta quinta-feira, 10, o serviço municipal de saúde de referência no combate ao tabagismo, ao alcoolismo e à drogadição orientou sobre dependência química, uso indevido de medicamentos e vícios nos jogos de azar. Participaram da ação a assistente social Anelize Brunes, a enfermeira Daniela Meyer e as técnicas de enfermagem Eusaira Beatriz Schena e Bárbara Jamila.

Entre outros objetivos, o Caps AD busca tratar e reinserir na sociedade os usuários de substâncias psicoativas que apresentam uso nocivo e/ou dependência química, por meio de acolhimento, de tratamentos multidisciplinares e, se necessário, de encaminhamento a clínicas/hospitais ou comunidade terapêutica. Composto por uma equipe multiprofissional formada por médicos psiquiatras, médico clínico, enfermeiras, técnico de enfermagem, assistente social e psicólogos, o serviço especializado presta atendimentos individuais e em grupos, além de contar com programa terapêutico destinado aos familiares de usuários.

O Caps AD está localizado na rua Antônio Francisco Fonseca, 123. Mais informações podem ser conferidas pelo telefone (51) 3600 - 7763.

Sipatma

Nesta semana, a SMS já havia realizado atividades na Prometeon relacionadas à Sipatma. Equipes do Serviço de Assistência Especializada (SAE) e de unidades de saúde realizaram testes rápidos em funcionários da empresa. Disponível em todas as 29 unidades de saúde municipais, a testagem rápida possibilita o diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis e hepatites B e C.