STF inicia julgamento de recursos de Bolsonaro e aliados condenados por tentativa de golpe

 


A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta sexta-feira (7) o julgamento dos recursos apresentados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros seis réus contra a condenação por tentativa de golpe de Estado.


O julgamento ocorre em plenário virtual e começa às 11h. A votação dos ministros ficará aberta no sistema eletrônico do STF até as 23h59min da próxima sexta-feira (14).

Os ministros analisam os chamados embargos de declaração, tipo de recurso usado para esclarecer eventuais omissões, contradições ou pontos obscuros na decisão anterior. O julgamento que condenou Bolsonaro e seus aliados foi concluído em 11 de setembro.

O relator da ação penal, ministro Alexandre de Moraes, será o primeiro a apresentar voto. Em seguida, os demais integrantes da Primeira Turma poderão inserir seus votos no sistema.

Com a conclusão dessa etapa, o STF poderá determinar a prisão em regime fechado de Bolsonaro e dos demais condenados. Atualmente, o ex-presidente cumpre prisão domiciliar em Brasília. Ele foi sentenciado a 27 anos e três meses de prisão.