Simepar confirma três tornados no Paraná com ventos de até 330 km/h; seis pessoas morreram


O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) confirmou, na manhã desta segunda-feira (10), que três tornados atingiram municípios da Região Central do Estado na última sexta-feira (7). Segundo o órgão, os ventos chegaram a até 330 quilômetros por hora, provocando destruição e deixando vítimas fatais.

As cidades afetadas foram Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava e Turvo. O caso mais grave ocorreu em Rio Bonito do Iguaçu, onde 90% da infraestrutura urbana foi destruída. No total, seis pessoas morreram — cinco no município mais atingido e uma em Guarapuava —, além de mais de 780 feridos registrados nas três localidades.

De acordo com o Simepar, o tornado em Rio Bonito do Iguaçu foi formado dentro de uma supercélula, o tipo mais severo de tempestade, e atingiu categoria F3 na Escala Fujita, com ventos entre 300 e 330 km/h. Inicialmente, os ventos haviam sido estimados em até 250 km/h, mas o levantamento foi atualizado após nova análise.

As outras duas ocorrências foram classificadas como tornados F2: um em Guarapuava, na região do distrito de Entre Rios, com ventos próximos de 250 km/h, e outro em Turvo, ao sul da área urbana central, com rajadas de cerca de 200 km/h.