A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (21), a Operação Solitarium, por meio do Posto Policial de Quintão, vinculado à 23ª Delegacia Regional (23ª DPRI), para combater uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e ameaças a um policial civil.
A ação mobilizou equipes para o cumprimento de 39 mandados de busca e apreensão, 32 de prisão e oito de sequestro de bens em Palmares do Sul (distrito de Quintão), Tramandaí, Balneário Pinhal, Alvorada e Viamão.
Até o momento, 22 pessoas foram presas, sendo 14 temporariamente, uma em flagrante e sete já detidas ao longo das investigações. Também foram apreendidos celulares e drogas, e o líder local do grupo foi transferido para um presídio de segurança máxima.
As investigações apontam uma rede estruturada de tráfico de drogas que usava empresas de fachada, imóveis e contas bancárias em nome de terceiros para lavar dinheiro ilícito. Durante as apurações, integrantes do grupo chegaram a ameaçar de morte um policial civil, monitorando-o por meio de grupos de WhatsApp.
Os mandados foram cumpridos em residências, pousadas, comércios e unidades prisionais, incluindo o Presídio Estadual de Taquara e a Penitenciária Modulada de Osório.
A Polícia Civil destacou que a Operação Solitarium reforça o comprometimento da instituição no enfrentamento à criminalidade organizada e na proteção dos servidores públicos que atuam na repressão ao crime.