Ação com 2,5 mil agentes mobilizou forças de segurança nos complexos do Alemão e da Penha; tráfico reagiu com tiros, barricadas e uso de drones
Pelo menos 22 pessoas morreram e 81 foram presas nesta terça-feira (28) durante uma megaoperação policial contra o Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro.
A ação, que integra a Operação Contenção, uma iniciativa permanente do governo estadual para conter o avanço da facção por territórios fluminenses , mobilizou 2,5 mil agentes das forças de segurança e tinha como objetivo cumprir 100 mandados de prisão.
De acordo com a Polícia Civil, houve intensa reação armada de criminosos, que ergueram barricadas em chamas e efetuaram disparos contra as equipes. Um vídeo registrado por moradores mostra quase 200 tiros em apenas um minuto, em meio a colunas de fumaça e forte confronto.
No início da tarde, foram registradas ações de represália em diversas regiões da cidade. Criminosos bloquearam vias com veículos tomados e entulho na Linha Amarela, Grajaú-Jacarepaguá e Rua Dias da Cruz, no Méier.
Ainda segundo a polícia, drones foram usados para lançar artefatos explosivos contra as equipes, e parte dos criminosos fugiu em fila indiana pela parte alta das comunidades, numa cena que remete à ocupação do Alemão, em 2010. A operação seguia em andamento até o fim da tarde, com relatos de novos tiroteios e feridos.