A Guarda Municipal de Gravataí contará com um painel onde poderá acessar os dados da segurança no município. Essas informações serão disponibilizadas pelo Laboratório de Inteligência de Dados de Gravataí (LIDAG), parceria entre Governo Municipal e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Nesta quarta-feira, 5, o painel foi apresentado aos servidores da Guarda pelo coordenador do LIDAG, Robson Andrei, e pelo bolsista Eduardo Finn, na sede da Secretaria Municipal de Assuntos de Segurança Pública (SMASP). No painel, os servidores poderão acessar os mais diversos dados, que auxiliarão na tomada das melhores decisões para a área da segurança. Os dados são baseados em informações da Secretaria Estadual de Segurança, filtrados para a região metropolitana, incluindo Gravataí e região.
O Laboratório desenvolveu e produziu análise por meio de gráficos e mapas de calor, criando um ambiente mais amigável para os gestores, como foco na produção de análises para auxílio nas tomadas de decisões da Secretaria. “Temos como objetivo primordial do laboratório desenvolver inicialmente uma cultura analítica e de decisões no setor público orientada a dados, com a ajuda de projetos, motivando a digitalização dos processos e serviços de governo”, destaca Robson Andrei.
Para o secretário adjunto da SMASP, Emílio Teixeira, o desenvolvimento de ferramentas de análise de dados é fundamental para que a força pública municipal desenvolva com competência e eficácia suas atribuições. “A ferramenta será fundamental para instrumentalizar o comando da Guarda Municipal, no sentido da ação precisa, que obtenha o melhor resultado preventivo com o menor emprego possível de meios. Assim, poderemos fazer mais e melhor com os recursos que temos”, declarou.
LIDAG
O Laboratório de Inteligência de Dados de Gravataí (LIDAG) busca usar sua expertise para promover a melhoria de serviços públicos; envolver a pesquisa acadêmica na validação de modelos de utilização de dados para gestão municipal; realizar testes piloto sobre aplicações de ciências de dados; apoiar a geração de startups; apoiar a capacitação e a aceleração de talentos e a eventual prestação de serviços na área de análises de dados.
