Nem a manhã chuvosa desta quarta-feira, 12, foi capaz de tirar a alegria e a expectativa dos alunos do 5º ano das escolas municipais Olenca Valente e Princesa Isabel que formaram-se no projeto educacional Proerd. De iniciativa da Brigada Militar em parceria com a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Educação, o projeto vem instruindo alunos a dizerem não às drogas e a violência.
Para a titular da Smed, Aurelise Braun, o Proerd chega como um reforço para o combate às drogas. “É um trabalho lindo que a Brigada Militar desenvolve e que tem todo o nosso apoio. Aproveito para deixar um recado aos pais, que tenham atenção aos seus filhos e que orientem os alunos”, disse.
Dona da melhor redação da escola Olenca Valente feita para o Proerd, a aluna Ana Caroline Soares, da turma 52, falou sobre a experiência com a iniciativa. “Eu aprendi muito. Fomos ensinados a nunca ceder às drogas, a não fazer bullying e muito menos a praticar atos de violência e foi sobre isso que fiz o meu texto”, disse a aluna.
O Proerd
Criado em 1998, com inspiração em um programa americano, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) tem como objetivo ensinar às crianças e aos adolescentes que eles podem tomar boas decisões, que os ajudarão a levar suas vidas de uma forma mais segura e saudável. A ação, desenvolvida pelo 17º Batalhão da Brigada Militar de Gravataí, demanda um empenho da escola e da família, para que a criança consiga desenvolver um pensamento crítico sobre questões como prevenção às drogas, solução de conflitos e prevenção à violência.
Texto e fotos: Caroline Goulart
