O Gabinete do Prefeito e o Gabinete da Primeira-Dama estiveram reunidos nesta sexta-feira, 7, com representantes do Conselho Municipal de Educação, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, Associação Pais e Amor, CMAEEL (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Lampadinha), APAE Cachoeirinha e secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação para discutir o Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal, que será enviado à Câmara de Vereadores na próxima semana. O documento institui a Política Municipal de Proteção dos Diretos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Cachoeirinha.
A agenda, mobilizada pelo Gabinete da Primeira-Dama, reuniu setores da sociedade civil e governamentais que estão à frente da causa da inclusão de pessoas com deficiência, sobretudo daquelas que possuem TEA. Conforme a primeira-dama Fabi Medeiros, “por sermos sensíveis à inclusão, sabemos do dever do Governo nesta garantia de direitos. Este é o nosso compromisso: entregar para as pessoas um serviço de qualidade, sensível aos anseios dos segmentos afins, para que possamos fazer uma construção coletiva, escutando as pessoas que, de fato, têm conhecimento sobre a causa" afirmou ela.
Para Fabi, esse é um momento único na luta diária das pessoas com TEA e suas famílias em que estão sendo ouvidas e, principalmente, respeitadas. “Esse projeto tornando-se Lei será um marco no campo da conquista de direitos e garantias de acessos. Estamos felizes, com esperança em podermos promover esse momento histórico no nosso município, que visa melhorar a vida das pessoas com TEA, suas famílias, principalmente das mães, que geralmente é quem acompanha os seus filhos", avaliou.
Redação: Vanessa Martins/Fotos: Vitor Freitas
